O hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo e é a terceira maior religião do mundo, perdendo em número de seguidores apenas para o cristianismo e o islamismo.
Neste conteúdo vamos explorar a história do Hinduísmo, os mantras, os símbolos e os principais deuses que são adoradas.
Conteúdo
Origem do Hinduísmo
Ao contrário das religiões abraâmicas como o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, o hinduísmo não tem um único profeta fundador, nem um ponto central de origem. Sua formação foi um processo que se desenvolveu ao longo de milhares de anos na região do subcontinente indiano.
A mais antiga evidência arqueológica que aponta para a origem do hinduísmo remonta à civilização do Vale do Indo, que existiu por volta de 3300–1300 a.C. Este é um dos primeiros grandes assentamentos urbanos do mundo, localizado na região que é agora o Paquistão e o noroeste da Índia.
Esculturas e selos encontrados nessas ruínas retratam figuras em posturas de meditação e deuses ou deusas com características de animais, sugerindo a adoração de divindades naturais. Também foram encontradas representações do que alguns acreditam ser um precursor do deus hindu Shiva.
Posteriormente, por volta de 1500 a.C., um grupo de pessoas conhecido como arianos começou a migrar para a região do subcontinente indiano. Eles trouxeram consigo as suas próprias crenças e práticas religiosas, incluindo o culto a deuses naturais, rituais de fogo e o uso de hinos e mantras que foram registrados em textos sagrados conhecidos como os Vedas.
Os Vedas são os textos religiosos mais antigos do hinduísmo e uma fonte de informações sobre as origens da fé. Estes textos contêm uma coleção de hinos, rituais e filosofias, e acredita-se que tenham sido transmitidos oralmente por muitas gerações antes de serem finalmente escritos.
Por volta de 500 a.C, os textos sagrados conhecidos como Upanishads foram escritos, que se concentravam em conceitos como karma (ação e consequência), samsara (ciclo de renascimento) e moksha (liberação do ciclo de renascimento). Essas ideias continuam a ser centrais no hinduísmo.
Símbolos do Hinduísmo
Swastika
A Swastika é o simbolo da sorte, bem-estar e da prosperidade. É importante notar que a Swastika hindu difere da versão utilizada pelo Nazismo, tanto em significado quanto na orientação.
Trishula
A Trishula, ou tridente, é o símbolo do deus Shiva. Representa as três qualidades da natureza: criação, manutenção e destruição. Além disso, simboliza o controle sobre os aspectos físicos, mentais e espirituais do universo.
Lótus
A flor de lótus é o simbolo da pureza espiritual e iluminação. Muitos deuses hindus são frequentemente retratados sentados em uma flor de lótus ou segurando uma em suas mãos.
Shankha
Shankha é o símbolo do poder divino e da pureza. É frequentemente usada em rituais e adorações. O seu som é afasta os espíritos malignos e purifica o ambiente.
Mantras do Hinduísmo
Os mantras são sons, palavras ou frases sagradas que são repetidas durante a meditação ou o culto, tendo o poder espiritual de ajudar a concentrar a mente e a conectar os praticantes às divindades.
Um dos mantras mais conhecido é o “Om” ou “Aum”. Esse mantra representa a vibração fundamental de todo o universo. Outro mantra popular é o “Gayatri Mantra”, que é uma oração ao deus solar Savitr.
Os Deuses do Hinduismo
Embora existam inúmeros deuses no hinduísmo, alguns deles têm uma importância particular. Abaixo estão as principais divindades hindus:
Brahma
Brahma é considerado o criador do universo. Frequentemente retratado com quatro cabeças e quatro braços, Brahma representa a mente universal e a criação de toda a vida. As quatro cabeças representam os quatro Vedas, os textos sagrados do hinduísmo, e as quatro direções do espaço.
Shiva
Shiva é o destruidor e regenerador. Ele representa o ciclo de criação, destruição e renovação. Shiva é frequentemente retratado em um estado de meditação profunda e também como Nataraja, o senhor da dança, realizando a Tandava, a dança que traz o fim do universo e o inicio de um novo ciclo de criação.
Vishnu
Vishnu é o preservador e protetor do universo. Ele é conhecido por suas dez encarnações ou avatares (Rama, Krishna, Matsya, etc…) que ele assume para restabelecer o dharma (ordem moral e ética) no universo. Vishnu é normalmente retratado com pele azul e quatro braços.
Ganesha
Ganesha é facilmente reconhecível por sua cabeça de elefante e é um dos deuses mais adorados no hinduísmo. Ele é o deus do início e é tradicionalmente invocado no início de qualquer novo empreendimento ou no início de viagens. Ganesha é também considerado o deus da sabedoria, aprendizado e por remover obstáculos.